O que é SKU ?
SKU significa Stock Keenping Unit e em português quer dizer Unidade de Manutenção de Estoque.
È um código único de identificação do produto, usado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante.
Cada mercadoria tem o seu próprio SKU, a existência de qualquer variação no produto requer a criação de um código diferente. Isso significa que se você vende um produto de diversas cores, cada um deve ter seu próprio SKU.
Benefícios do uso de SKU
- maior organização: o uso de SKUs permite classificar e organizar o estoque de forma mais eficiente, de acordo com as características de cada produto;
- melhor controle do estoque: você consegue acompanhar de perto a entrada e saída de mercadorias, podendo planejar com mais assertividade suas reposições e estratégias de vendas;
- agilidade na localização dos produtos: com uma melhor organização do estoque, é possível encontrar os itens com mais facilidade e rapidez, agilizando o processo de entrega das encomendas;
- comunicação facilitada: é muito mais simples se referir aos produtos por meio de um código simples, lógico e de fácil leitura do que descrevendo todas as suas características;
- maior produtividade: os SKUs agilizam a localização e a movimentação de mercadorias, evitando possíveis falhas no processo, como o envio de pedidos errados.
Diferença entre SKU e código de barras
Os SKUs são criados internamente pelos lojistas para organizar e gerir o estoque, sendo únicos para cada empresa e podendo ser interpretados de maneira lógica por qualquer pessoa.
Já o código de barras é gerado por um sistema, geralmente do fabricante, podendo ser lido somente por meio de um leitor óptico. O código de barras mais conhecido é o EAN (Europe Article Number), que é uma identificação fixa e universal do produto.
SKU
Código de barras
- É alfanumérico
- Seu comprimento é variável, embora seja recomendável ser curto (entre 8 e 12 caracteres).
- Cada empresa pode definir os parâmetros que o formam em função dos produtos manuseados.
- Reflete informações sobre o produto útil para gerenciar o inventário da empresa: cores, tamanhos, localização no armazém…
- É de uso interno. Pode ser diferente em cada empresa que comercializar o produto.
- É de uso externo. É o código universal que acompanha o produto. Permanece estável durante sua passagem por toda a cadeia de suprimentos.
- É composto de informação útil para identificar os fabricantes, empresas comercializadoras, origem de produção…
- Há padrões internacionais que regulam como os códigos de barras devem ser configurados. São gerenciados pela organização mundial GS1.
- É uma sucessão de números, 12 dígitos que são acompanhandos de um código de barras que é escaneado.