Sobre a automação
O Mercado Turbo possui um módulo de automação de mensagens. Através deste módulo é possível disparar mensagens automaticamente para o comprador em certas ocasiões: quando o comprador finaliza uma compra, quando o seu produto está a caminho e até mesmo quando ele recebe a encomenda. Tudo isso para demonstrar uma atenção especial ao comprador. Mas será que atualmente isso realmente é necessário? Segundo o Mercado Livre, não!
O que vem acontecendo com as mensagens ultimamente?
O Mercado Livre vem restringindo o envio de mensagens aos compradores, quando identificam que o texto da mensagem é sempre o mesmo em cada venda ou quando consideram o texto da mensagem desnecessário. Quando isso acontece, o Mercado Livre modera (bloqueia) as mensagens e não as entrega ao comprador. Na página de mensagens do Mercado Turbo, geralmente é possível ver a mensagem, mas quando entramos na página de mensagens do Mercado Livre, não a encontramos. O Mercado Turbo identifica que a mensagem foi moderada e informa ao vendedor:
Por que o Mercado Livre deseja que o vendedor não envie mensagens aos compradores?
O que acontece se eu continuar enviando mensagens redundantes ao comprador?
Se o Mercado Livre identificar que muitas mensagens de uma conta foram moderadas, podem acabar penalizando a conta. Em alguns casos, quando o Mercado Turbo identifica um alto índice de mensagens moderadas, acaba bloqueando o módulo de envio de mensagens automáticas da conta para evitar que o vendedor tome penalização sem saber.
E se mesmo assim eu quiser continuar enviando mensagens aos compradores?
Como ativar a automação de mensagens do Mercado Turbo
1. Acesse a página “Automação de Mensagens”, na aba “Mensagens”:
2. Ative o processo de automação de mensagens e depois ative as opções da modalidade adequada:
3. Selecione um template, digite o texto no quadro e clique em salvar:
Se você não sabe quais as modalidade de envio do Mercado Livre, leia o artigo sobre os tipos de envios: