Resumão
O Mercado Envios é o serviço do Mercado Livre que cuida da entrega dos pacotes, facilitando a gestão de vendas. Existem duas modalidades:
ME1 (Mercado Envios 1): Para vendedores com contrato prévio com transportadoras. Permite envio de pacotes com mais de 30 kg, dimensões maiores que 70 cm ou comprimento superior a 200 cm. O vendedor gerencia toda a logística.
ME2 (Mercado Envios 2): Método padrão mais utilizado. O Mercado Livre cuida do frete, exibindo-o automaticamente no anúncio. O rastreamento é feito pelo Mercado Livre.
Além disso, há o Mercado Envios Full, onde o Mercado Livre é responsável pelo estoque e entrega dos produtos ao consumidor.
Sobre o Mercado Envios
Mercado Envios é o serviço do Mercado Livre que cuida da entrega dos seus pacotes, tornando mais fácil gerenciar suas vendas, uma vez que você não precisa mais acertar a entrega de cada produto vendido com uma distribuidora. Você só precisa se preocupar com o marketing, manter estoque dos produtos e assim que fizer uma venda, despachar a encomenda. Após a confirmação da venda, o Mercado Livre gera uma etiqueta com as informações do pedido e endereço de entrega, você só precisa imprimir a etiqueta, colar no pacote e despachar no local indicado. Geralmente a expedição é feita no Correios ou em uma Agência do Mercado Livre. Neste artigo, conheça as modalidades do Mercado Envios.
Modalidade ME1 (Mercado Envios 1)
Este método é utilizado para vendedores que possuem um contrato prévio com transportadoras de sua preferência, geralmente utilizado quando a empresa possui um grande volume de vendas e os produtos comercializados ultrapassam os limites de padrões de dimensão e peso dos Correios ou das Agências.
Esta modalidade permite que você envie produtos com qualquer uma das seguintes características:
- Pacotes com mais de 30 kg;
- Pacotes com um dos lados maior do que 70 cm;
- Pacotes com mais de 200 cm (somando a altura, largura e comprimento);
Neste caso, o vendedor deve realizar a própria logística de envio através da transportadora de sua escolha, sendo responsável por todo o ciclo de destino do produto ao cliente, desde o cálculo do frete até a confirmação da entrega.
Cada transportadora terá sua própria tabela de preços de frete, o cálculo é realizado de acordo com prazos, dimensões e peso dos pacotes.
Cabe ao lojista cadastrar a tabela de frete no ambiente do Mercado Envios, imprimir as etiquetas de despache, fixar no pacote, remeter no local indicado pela distribuidora parceira, gerenciar o número de rastreamento e informá-lo ao cliente.
Os vendedores que desejam utilizar este formato, devem entrar em contato diretamente com a equipe do Mercado Livre e atender os critérios necessários para ativação desta modalidade.
Modalidade ME2 (Mercado Envios 2)
Este é o método de envio padrão e o mais utilizado no Mercado Livre. Apresenta na página do anúncio, um calculador de frete baseado no peso padrão do produto na categoria e na distância do comprador.
Utilizando esta modalidade, você não precisará se preocupar em escolher a transportadora ou gerenciar o rastreamento, pois ele é feito inteiramente pelo Mercado Livre, através de uma transportadora parceira predefinida para cada localização.
Através do ME2, o próprio Mercado Livre cobra o valor do frete, exibindo-o de forma automática no anúncio, graças às parcerias com as distribuidoras. Ao efetuar uma venda, o Mercado Livre disponibiliza uma etiqueta de envio ao vendedor, ficando sob sua responsabilidade imprimir a etiqueta e postar o pacote no local indicado. O rastreamento do produto é feito inteiramente pelo Mercado Livre, podendo ser visualizado diretamente pelo comprador no site, sem que o vendedor precise se preocupar em enviar qualquer código de rastreio ao cliente.
Modalidade FULL (Mercado Envios Full)
Mercado Envios Full é o método de “Fulfillment” do Mercado Livre, com ele, o Mercado Livre é responsável pelo estoque e entrega dos produtos ao consumidor.
A cada venda feita utilizando esta modalidade, a equipe do Mercado Livre localiza, embala e entrega o pacote em até 24h em certas regiões. Isto é possível através dos seus armazéns logísticos, que são responsáveis pelo recebimento e estocagem dos produtos, efetuando toda a operação logística, bem como a impressão da etiqueta, emissão de nota fiscal e pós-venda, respondendo a dúvidas e quaisquer problemas.
Os pacotes são enviados pelos vendedores aos armazéns, que recebem e processam os produtos no estoque dos centros de distribuição, colocando-os à venda de maneira automática e com a indicação “Full” no anúncio, o que torna o produto mais relevante e atrativo, considerando que desta maneira, o cliente recebe sua encomenda de forma muito mais rápida.
Modalidade a Combinar (Envio a combinar)
A modalidade de envio a combinar se encaixa em casos em que o vendedor não possui contrato prévio com nenhuma empresa logística. Utilizada quando o vendedor precisa negociar o frete para um produto muito específico de grandes dimensões, como uma carga de pisos para uma casa. Também é utilizada para venda de produtos digitais, que não necessitam ser enviados através de transportadoras, uma vez que não possuem volume físico, tal como jogos, dissertações e programas de computador.